O momento certo de efetuar a troca é quando aparecem as falhas na impressão. Isto é um indicativo de que a tinta está acabando e, portanto, o cartucho deve ser trocado, o que nem sempre acontece. Existem usuários que buscam utilizar a tinta até que a impressão saia totalmente em branco para ter certeza que a tinta acabou.
O problema é que forçar o cartucho a trabalhar por mais tempo sem que haja tinta o suficiente para uma impressão sem falhas, pode inutilizar o cartucho, ou seja, ele não poderá ser recarregado porque acaba queimando já que a tinta tem função de esfriá-lo como uma espécie de resistência. Se não há tinta, ele esquenta demais e queima o circuito de impressão.
Cartuchos originais têm o custo elevado, então se você é adepto da recarga, ao visualizar as primeiras falhas o recomendado é recarregá-lo/trocá-lo para que ele aguente novas recargas e tenha uma vida útil mais longa.
Recarga: Onde fazer?
Recicladores são profissionais que se preocupam com controle de qualidade, com a procedência dos produtos utilizados na recarga, realizam avaliação do cartucho pra saber se ele está em condições de ser recarregado e fazem esse tipo de trabalho em escala. Você encontra este profissional em lojas especializadas ou que trabalhe autonomamente de maneira igualmente séria.
Evite recargas feitas a grosso modo em qualquer lugar sem conhecimento ou critérios. Isso pode gerar insatisfação no resultado das impressões.
Fonte: Blog Valejet