Muitas empresas levam em conta que ao comprar uma impressora, ela é um bem da empresa e calculam valores de impressão chegando a conclusão, que é muito mais barato imprimir em casa.
Só que esquecem de calcular vários itens na hora de formar o preço de página impressa, vamos a eles:
- Custo do toner: acabam usando toner recarregado, mais barato mas problemático;
- Manutenção: sempre vai dar vários problemas, mais ainda devido ao toner ser recarregado e não original;
- Depreciação e desgaste da máquina: as peças tem vida útil de alguns milhares de páginas impressas, sendo necessária a troca periódica de peças;
- Perda de produtividade: quando uma impressora falhar, o setor fica desfalcado e envolve o suporte, que poderia estar atendendo outros chamados;
- Troca de impressora: em caso de problemas graves, a impressora precisa ser enviada para uma assistência especializada e vai demorar dias para retornar. Sendo assim o ideal era ter uma impressora reserva, de preferência do mesmo modelo para evitar configurações e otimizar o uso dos toners reservas.
Está vendo a encrenca que você está se metendo? Fuja disso, terceirize suas impressoras.
Você vai ter muitas vantagens:
- Toners originais: vão diminuir a maioria dos problemas de impressão;
- Impressoras robustas e de qualidade: para o fornecedor não é vantagem botar impressoras fraquinhas, pois vão dar problemas e gerar muitos chamados que aumenta o custo para empresa terceirizada.
- Manutenção rápida e eficiente: para isso é importante fazer um bom contrato com um SLA adequado. Além do mais a terceirizada, faz só isso, com certeza são especialistas em impressoras e muitas vezes acabam consertando no próprio local onde a impressora está instalada.
- Monitoramento e substituição proativa de impressoras: se a impressora estiver com um problema mais grave, a empresa vai ter vários equipamentos reservas. E se a sua necessidade de impressão aumentar, como: velocidade de impressão, necessidade de duplex (imprimir dois lados) ou multifuncional (scanner e cópias). Você pode pedir outro equipamento e adicionar ao contrato.
- Redução de custos com equipamentos mais inteligentes;
- Monitoramento e substituição proativa dos insumos;
- Eliminação do estoque e das compras de consumíveis
- Diminuição do TCO (custo total de propriedade).
Fonte: Diário de TI